Escolha uma Página

Psicoterapia / Terapia

Psicoterapia / Terapia

É de conhecimento de muita gente que há uma sensação de alívio quando as pessoas falam de seus conflitos, ansiedade e angústias. O cérebro parece reorganizar algumas informações e dar novo sentido.

Alguns traumas fazem com que as pessoas tendem a se retrair e este trauma segue sem significado. A psicoterapia (terapia que trata de questões psicológicas) age exatamente neste ponto. Com atuação de um psicólogo qualificado há a possibilidade de trazer aprendizado sobre um determinado fato ou emoção e “significar” ou mesmo “ressignificar” tal questão que impacta direta ou indiretamente a vida da pessoa. Com este pensamento novo sobre si, há um alívio da dor.

Há uma questão sempre presente e que gera muitas dúvidas no paciente: Pensar numa situação ruim não traz mais dor? Exatamente o contrário quando acontece dentro de um consultório ou outro ambiente de promoção de saúde. Uma escuta de qualidade permite que o paciente tenha novos recursos e desenvolva novas ferramentas para lidar com uma situação de trauma ou estresse. Quando consegue expressar seus sentimentos (falando, criando ou cantando música, brincando, escrevendo, desenhando, etc) abre a oportunidade de reconstruir a interpretação.

Essa reinterpretação é fundamental para a adaptação de situações similares e em alguns casos auxilia até mesmo em novas situações, visto que capacita ver de uma outra forma os problemas. Quanto maior o entendimento pessoal, mais consciência sobre o próprio funcionamento.

Os traumas normalmente se fixam de duas formas: por hiperestimulação (com sintomas de insônia, irritação, ficar pensando sobre o problema toda hora, etc) e por dissociação (por uma estratégia de sobrevivência ao problema, pensamos que não há nada acontecendo, um fingimento).

O problema é que o resultado dessa dissociação é muito grave. As pessoas se tornam mais “frias” emocionalmente, sem conseguir formar ou manter vínculos afetivos. Há uma fragilização das questões emocionais e psicológicas. O processo de superar um conflito ou trauma é relativo a cada pessoa, um tempo extremamente particular.

A psicoterapia é um importante aliado neste momento. Ela age prevenção de danos, na promoção de saúde, reflexão e reparação a partir de uma escuta profissional qualificada e empática. Fortalecendo vínculos, ela integra o ser humano e valoriza sua condição particular e subjetiva, com ética e responsabilidade social.

Carlos Eduardo Sanches

Psicólogo – CRP: 06/149006

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda? Fale com a Êxito