Escolha uma Página

E esta tal Psicologia Organizacional e do Trabalho?

As atividades de trabalho desempenham lugar de destaque na vida dos seres humanos, norteando também o desenvolvimento de personalidade, identidade e as relações sociais. As mudanças históricas ocorridas ao longo do tempo nas organizações são indicativos de mudanças na forma ao qual o trabalho tem atribuído significação as pessoas. A Psicologia Organizacional e do Trabalho então surge como aliada estratégica de compreensão das relações homem-trabalho, fornecendo conceitos e teorias que subsidiam o equacionamento da eficácia e dos meios de evolução da qualidade de vida no trabalho.

A Psicologia Organizacional e do Trabalho habilita a Gestão a enxergar a instituição com sensibilidade, observando cada indivíduo com suas diversas potencialidades, sua dinâmica, eficácia e sinergia. Sob este aspecto, ao analisar cada perfil, comportamentos e emoções no processo produtivo da organização, podemos encontrar a possibilidade de influenciar e desenvolver as habilidades e competências. É com o olhar atento da Gestão que ocorre a compreensão de quais são os estímulos que tornam cada profissional mais produtivo e acolhido e ao tornar-se estimulado, os objetivos organizacionais são atendidos com menor custo e eficiência plena.

A Psicologia Organizacional e do Trabalho atua tanto no debate da gestão quanto sobre cada indivíduo, tornando o ambiente propício para a construção permanente de uma gama de profissionais qualificados e talentosos. Pode ser aliada na contratação (busca de perfil) e também no desenvolvimento de habilidades necessárias para a prática de cada departamento e função.

A valorização de cada profissional torna um ambiente harmônico e de promoção de saúde, permitindo maior integração interpessoal e entre departamentos. Reconhece também além das qualidades, a dinâmica da pessoa, sua fragilidade, ansiedade, propensão ao estresse, baixa autoestima e adoecimentos em virtude ao trabalho, fatores que interferem decisivamente na sua atuação, advindos do ambiente que se encontra.

Por fim, pode-se reconhecer que a Psicologia Organizacional e do Trabalho oferece as estratégias essenciais para construção de uma organização evoluída produtivamente e economicamente, auxiliando na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, construindo um clima organizacional favorável ao desenvolvimento dos potenciais produtivos e influenciando no alcance de melhores resultados.

Carlos Eduardo Sanches

Psicólogo – CRP: 06/149006

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda? Fale com a Êxito